CÉREBRO X APRENDIZAGEM
Cultura e biologia, de forma praticamente inseparável, nos faz seres humanos.
A plasticidade de nosso cérebro permite que ele se construa por praticamente toda a vida, já que a aprendizagem e o desenvolvimento humano são inseparáveis.
O cérebro depende essencialmente de informação, recebida por transformação dos impulsos gerados pelos sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar) em sinais elétricos. O cérebro processa os sinais elétricos, decide, e entrega ação/movimento ao corpo.
EMOÇÃO INFLUENCIANDO O CONHECIMENTO
No campo da emoção, uma das fronteiras do conhecimento relativa à mente humana, temos aprendido coisas importantes a respeito do assunto e uma delas diz respeito ao fato de que a cognição, o processo humano de aprender, é gerenciada pela emoção.
ASSUNTO INTERESSANTE = APRENDER MELHOR
Quando estamos conectados e engajados em um determinado contexto que nos interessa, disparamos nossa atenção e estimulamos nossos processos cognitivos produzindo conhecimento. Nesse sentido após desperto o interesse em aprender música, é necessário o entendimento de qual metodologia educacional está mais adequada às expectativas do estudante.
O conhecimento, conforme situa a ciência da Engenharia e Gestão do Conhecimento, pode ser entendido como de natureza tácita e explícita. O Conhecimento Tácito está diretamente relacionado ao desenvolvimento de competências (capacidade de fazer escolhas e tomar decisões) e habilidades humanas (capacidade de intervir no meio) e o Conhecimento Explícito se situa na produção, armazenamento e veiculação de informações por mídia.
Enquanto o conhecimento explícito torna possível veicular informações por diferentes mídias (oral, escrita, imagética e outras), como por exemplo o registro de uma partitura musical, o conhecimento tácito para ser desenvolvido depende da ação direta da pessoa na resolução de um desafio que enfrenta, já que não é possível transferir diretamente competências e habilidades de uma pessoa a outra.
Se alguém diante de uma partitura sabe decodificar (‘ler’) os signos registrados, para executá-la é preciso algo mais: trazer o instrumento para junto do corpo, fazer escolhas, tomar decisões e ser capaz de produzir os sons previstos no pentagrama. O primeiro ato se refere ao conhecimento explícito e o segundo ao tácito.
POR ISSO, APRENDER MÚSICA AJUDA TANTO
O estudo teórico (explícito) e prático (tácito) de um instrumento musical proporciona desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e a capacidade de decodificar signos, aguçando a inteligência em sua característica central de resolver problemas. Estas ações, intimamente ligadas às emoções, aprimoram a sensibilidade, promovem a criatividade e ampliam o horizonte de percepções a respeito da realidade subjetiva (interna) e objetiva (externa) de uma pessoa, portanto propiciam aprendizagem e desenvolvimento humano.
É relevante saber que empresas de vanguarda, que dependem de alta inteligência para atuarem em mercados cada vez mais competitivos, procuram nos candidatos em estágios de seleção profissional características subjetivas que os diferenciem dos demais, e não unicamente os conhecimentos explícitos que tenham a respeito de sua área de formação acadêmica ou técnica. Neste âmbito, estudar e praticar música se constitui em um extraordinário diferencial competitivo para uma pessoa, já que contribui para o desenvolvimento de sua sensibilidade, na percepção de situações mais complexas e na proposição de soluções em contextos novos e desafiadores.
CONCLUSÃO
Como podemos ver, ao estudar música e aprender a tocar um instrumento musical uma pessoa estará experimentando emoção, aprimorando a sensibilidade e produzindo autoconhecimento, além de usufruir do prazer indescritível que esta iniciativa pode oferecer.
Autor: Cassiano Zeferino de Carvalho Neto é fundador e Chairman do Instituto para a Formação Continuada em Educação (IFCE), Consultor Pedagógico da U4M Music School, e professor-pesquisador doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), com pós-doutorado em Educação Digital pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É autor do modelo teórico-tecnológico de Educação 4.0. https://4educa.com.br/
CURSOS FLEX: LOGIN
Toda semana produzimos artigos, vídeos e mais. Não fique de fora.
Atendimento: (11) 3090-3594
CURSOS FLEX: LOGIN
U4M ESCOLA DE MÚSICA Copyright© 2022 All rights reserved
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.