fbpx

Como Escolher uma Boa Guitarra a um Preço Acessível

Industrializado ou feito à mão

Instrumentos musicais bons, geralmente, são caros. Os fabricantes costumam ter vários modelos em diferentes faixas de preço para atender todo tipo de público, mas na maioria dos casos, instrumentos bons são caros! Todo o processo de construção e acabamento, os materiais utilizados, a parte elétrica, entre outras coisas podem influenciar no valor.

 Existem empresas onde é feita uma produção em massa, geralmente, com linhas de montagem nas quais não estão presentes as mãos humanas em muitas etapas do processo de produção. Por outro lado também temos luthiers independentes ou pequenas empresas que constroem instrumentos de forma manual. Usualmente instrumentos feitos à mão são mais caros e de maior qualidade que os industrializados, no entanto tem instrumentos industrializados muito bons e com valor muito alto também.

Para lazer ou trabalho?

Eu acredito que o conceito de “uma boa guitarra” pode variar dependendo do uso que você vai dar para ela e também da experiência que você tem como guitarrista. Por exemplo, um guitarrista mais avançado e que quer se tornar ou já é um profissional da música, vai precisar de um instrumento melhor, e por consequência mais caro, do que quem está começando a aprender ou quem faz só por lazer.

Para iniciantes

Uma coisa essencial na hora de escolher seu instrumento é que ele seja confortável. Aprender com um instrumento desconfortável ou mal calibrado é um castigo que pode abalar a qualquer aluno iniciante e até pode fazer a pessoa desistir de tocar. Então esse é o primeiro ponto, super importante, para ser levado em consideração. Se você nunca pegou uma guitarra na vida e acha que não consegue perceber a diferença entre uma “confortável” e uma “desconfortável” peça indicação ao pessoal da loja ou pede para algum amigo, que já toque, ir com você para te ajudar. Isso no caso de você estar pensando em comprar em uma loja.

Outra possibilidade seria você comprar um instrumento usado. Procurando em sites de venda não é difícil achar guitarras em ótimas condições, ou com poucos detalhes para serem consertados e com preço bem menor do que em lojas. Em todo caso a minha recomendação é sempre testar a guitarra antes de comprar e se sentir bem tocando ela.

Para intermediários e avançados

Para quem já toca há um tempo e tem interesse em adquirir um instrumento de maior qualidade, deve levar outras coisas em consideração como os captadores ou a madeira. Uma boa opção é comprar alguma guitarra de entrada, que tem preços mais acessíveis do que as top de linha e com ajuda de um luthier ir aos poucos trocando as peças para deixar o som dela mais bonito (trocar cordas, ponte, tarraxas, captadores, etc).

 

Modelos clássicos

Eu recomendo, tanto para iniciantes quanto para avançados, pegar algum modelo clássico como: Stratocaster, Telecaster, Les Paul ou uma ES 335. O estilo musical que você vai tocar também é uma coisa a ser levada em consideração. Com uma Stratocaster você vai conseguir um som muito bom para rock clássico, funk ou pop, mas se você quiser tocar heavy metal talvez você prefira uma RG ou uma Concorde. De qualquer maneira, isso é uma escolha mais pessoal. Dá para fazer pop com uma RG ou tocar MPB com uma Les Paul, o importante é que você se sinta confortável com  sua guitarra.

Esses modelos hoje em dia são fabricados por diversas marcas nacionais e internacionais. Uma boa dica é procurar quais são as opções nacionais, que geralmente acabam sendo mais econômicas por não terem custos de importação.

Autor: Christian Viatour

More to explorer

Preparação para show

Como se Preparar para um Show

Tem muitas coisas que você tem que levar em consideração na hora de uma apresentação ao vivo. Eu acredito que a primeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp
Enviar