Escolas de Música, Conservatórios, Faculdades de Música e Professores Particulares

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Qual é a melhor escola de música de São Paulo?

Qual é o melhor curso de música para mim?

Escolas de música perto da minha casa são boas?

Como escolher o professor de música?

Ao longo de nossa jornada como escola de música, nos deparamos frequentemente com essas dúvidas. Vamos  ao longo desse artigo direto ao ponto para te ajudar a entender alguns dados importantes.

Não se preocupe, pois não estamos escrevendo isso para vender o nosso peixe. Nossas unidades das escolas de música estão situadas em bairros específicos – Escola de Música em MirandópolisEscola de Música no Aeroporto – e os pontos aqui levantados tem o objetivo de ajudar pessoas por todo o Brasil.

Esclarecimentos feitos, vamos ao que interessa…

O ensino musical teve origens distintas. Com o passar dos anos, diferentes culturas trataram de formas diferentes a transmição do conhecimento.

Naturalmente alguns formatos tiveram maior destaque em determinadas regiões e foram entendidos como, forma “correta”. 

Muitas das preocupações que um futuro estudante de música tem nos dias de hoje, têm suas raizes na formação do músico erudito e atualmente muitos desses paradigmas já foram destruídos.

Ainda assim, diferentes formatos de instituições de ensino musical podem ser encontrados com facilidade.

Nesse momento é necessário ter entendimento de quais atributos avaliar para fazer uma escolha adequada.

Veja abaixo as maneiras mais procuradas para aprender música…

Faculdade de Música

Aqui não existe muita dúvida. As faculdades de música, seja com graduação em instrumentos populares ou canto erudito por exemplo, tem como objetivo formar um profissional da música.

O curso tradicional tem 4 anos. Apesar de o vestibular apresentar questões teóricas e práticas, (às vezes gerando confusão – por que alguém que está iniciando a faculdade deveria já saber temas aprofundados de música?) – a concorrência para o ingresso é baixa.

Ter nível superior em música não é exigência para atuar profissionalmente no meio musical. Muitos músicos com agenda lotada de shows, ou de alunos, não possuem a graduação. No entanto, é evidente que em diversos casos o título beneficia o portador.

professores de musica Vila Mariana

Faculdade de Música por Hobby

Existe sim uma parcela de estudantes universitários que optam por fazer graduação em música mesmo não sendo a música o objeto final de sua atuação no mercado.

Esse perfil de estudante busca esse tipo de curso para adquirir um aprofundamento maior em algumas áreas de estudo, como harmonia e contraponto por exemplo.

Conservatório Musical

Você já deve ter ouvido falar no famoso Conservatório de Tatuí. Muitos conservatórios adquiriram renome  e acabaram ficando famosos por oferecerem um ensino mais tradicional. Normalmente buscam por conservatórios os estudantes que possuem maior direcionamento para seguir profissionalmente como músico.

Os conservatórios acabaram também criando formatos tradicionais de ensino, o que confunde algumas pessoas na hora de iniciar seus estudos em música.

Para facilitar a exemplificação, considere que uma criança demonstre altíssimo interesse em ser um jogador profissional de futebol e seus pais a apoiem e tenham condições de eleger uma escola para o desenvolvimento do futuro atleta. 

É comum que em um caso como o citado, essa criança acabe em uma escola com certa tradição em formar jogadores profissionais. Os grandes clubes inclusive oferecem opções de escolas licenciadas para peneirar e treinar esses jogadores.

E só por diversão?

Por outro lado, considere uma criança que quer apenas jogar uma bola. Se divertir com os amigos. Uma partida de uma hora no clube ou na quadra perto de casa já seria adequada para lidar com essa necessidade e ao mesmo tempo oferecer os benefícios evidentes da prática esportiva.

Muito bem, o conservatório ou as escolas tradicionais de música, em São Paulo ou qualquer outra cidade tem relação semelhante à escola de futebol citada no primeiro caso.

conservatorio de musica

Professor Particular de Música 

Profissionais e não profissionais de música também são opções facilmente encontradas e podem atender demandas específicas como por exemplo casos extremos onde o aluno não pode ser levado a uma escola.

Essa facilidade logistica acaba sendo fator importante para viabilizar a prática musical.

No caso da opção por um professor particular, a vantagem de ter um ensino personalizado também deve ser levada em consideração. É comum que o professor particular desenvolva um ensino voltado às necessidades específicas do aluno em questão.

Não acontece com todos, mas é bem comum…

Os problemas relacionados a este formato geralmente são: falta de pontualidade do professor e aluno, falta de regularidade nos dias e horários das aulas, falta de mediação para relações administrativas como pagamento e reposição de aulas. O que pode gerar alguns conflitos.

Ao escolher um professor particular questões como: dia do pagamento, ações em caso de impossibilidade de efetuar aulas e calendário anual incluindo férias tem que estar bem claras. 

Geralmente o professor que apenas se dedica a alunos particulares tem uma sazonalidade muito grande em meses como Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho.  Essa diferença substancial nos rendimentos nesses meses deve ser planejada com cuidado. O comum é que as aulas não realizadas no período de férias sejam repostas em outras datas. Mas esse tem que ser um acordo mútuo aluno/professor.

E pra tocar ao vivo??

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as apresentações. Em aulas com professores particulares de música, geralmente os alunos têm poucas oportunidades para se relacionarem com outros estudantes de música e também tocar ao vivo. Desta forma, para obter um desenvolvimento musical mais holístico a sugestão é que o aluno, por conta própria, forme uma banda e realize ensaios em estúdios.

Especialmente para crianças a prática musical coletiva possui vários benefícios comprovados.

aula de guitarra para crianças

 

Na foto o aluno de guitarra da U4M – Gustavo Fofano

Professor de Música via Skype

Muito do exposto acima enquadra-se nesse formato. Existem muitos professores de canto online, professores de violão online, professores de guitarra online etc.

Seja utilizando o Skype para as aulas de música ou outras plataformas como o WhatsApp ou o Youtube, esse formato tem seus adeptos.

Optar por esse modelo de cursos não presencial implica em o aluno já ter tido previa experiência com EAD.

Ainda não dá pra fugir disso…

Questões como, tocar ao mesmo tempo uma música, ainda são difíceis de serem realizadas. Também não é fácil que o professor possa observar e avaliar com atenção detalhes de movimentação e postura corporal, ambos diretamente relacionas com uma boa prática musical.

As vantagens do formato são que mesmo em cidades com poucas ofertas de escolas de música e professores particulares, alunos de cidades mais remotas, podem estudar inclusive com profissionais renomados.

Quando o aluno já possuí experiencia na pratica musical, aderir a aulas online torna-se muito mais fácil e produtivo.

Agora as famosas…

Escolas de Música – Curso Livre

As escolas de bairro geralmente possuem esse formato, no entanto muitos fatores podem variar.

Você já se deparou com diversas publicações como essas:

Curso de Canto, Aulas de Canto, Curso de Violão, Aulas de Violão na Vila Mariana, Aulas de Canto em Moema, Curso de Violão no Campo Belo, Aulas de Piano na Zona Sul, Curso de Piano na Praça da Árvore, Curso de Saxofone Aeroporto etc

É muito comum que as escolas livres de música tenham seu próprio material de ensino. Geralmente apostilas com um cronograma de estudos e músicas a serem ensinadas.

Ao optar por esse formato “apostilado” é importante que o aluno conheça o material da escola e esteja de acordo a ir por esse caminho.

Muitos alunos sentem-se desanimados ao tocar ou cantar músicas que não gostam. Por isso é necessário disciplina para enfrentar esses momentos desanimadores.

Algumas escolas de música oferecem um abordagem mais personalizada, na qual o aluno tem autonomia para escolher musicas e alguns caminhos de ensino.

Por exemplo, semanas antes de uma apresentação o foco é voltado para a prática em banda, em outros momentos as aulas podem ter caráter de desenvolvimento de técnicas específicas do instrumento. Tudo dependendo do momento no qual o aluno se encontra.

https://youtu.be/vbZoRRExYBk
Alunos da U4M Music School em ensaio para o Show de Alunos

Apresentamos alguns caminhos para que você faça uma boa escolha antes de iniciar seus estudos musicais, fique a vontade para comentar ou perguntar.

Quer conhecer um pouco dos nossos professores?

Valeu e até mais!

 

More to explorer

sim sp

SIM São Paulo – O Que Vai Ter?

Que bom! Mais um ano desse evento super dinâmico que está atraindo muitos olhares para o mercado da música no Brasil. A

curso de canto

Curso de Canto

Motivos para aprender canto Possuir maior segurança para falar em público (nestes casos podemos proporcionar experiências gradativas de interação ao vivo). Cantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar