fbpx

Como se Preparar para um Show

Tem muitas coisas que você tem que levar em consideração na hora de uma apresentação ao vivo. Eu acredito que a primeira e mais importante é o repertório. Você tem que conhecer muito bem as músicas que você vai tocar. Dependendo do trabalho, nosso nível de entrosamento com as músicas do repertório pode variar. As vezes pode ser uma gig de covers com músicas bem manjadas por todo mundo, talvez um projeto autoral ou inclusive música de musical ou música improvisada. Independente de qual for a proposta, recomendo muito ouvir as músicas do repertório todos os dias várias vezes por dia para que você realmente consiga internalizar esse som. Muitas vezes a gente acaba querendo aprender as músicas da forma mais rápida e simples possível e esquece desse detalhe de escutar com atenção.

É recomendável aprender as músicas de cor! Não é proibido usar partituras ou cifras nos shows, não virá a polícia do som para te prender por causa disso. Às vezes, por questões de tempo, se torna necessário o uso de partituras, mas sempre que possível, decore! Quando a gente toca de cor, conseguimos focar mais em detalhes da nossa interpretação que vão deixar a música mais orgânica e mais bonita, coisa que não conseguiríamos ao estar focados em ler o que está na partitura.

Aprenda tudo que você conseguir sobre as músicas. Conheça a progressão de acordes, a melodia, a letra, a parte do seu instrumento, as partes dos outros instrumentos. Quanto mais você souber sobre a música, melhor será a interação com a banda e o resultado final será mais profissional.

Confira que está levando todos os equipamentos que você precisa e esteja preparado para qualquer situação. No meu caso, além de levar a guitarra, amplificador, pedais, estante e cabos, sempre levo extensão, adaptadores, benjamim, testador de voltagem, fitas, etc. Ainda mais se você não conhece o lugar onde vai tocar.

Chega cedo no lugar! Atraso é um problema muito comum nesse ramo. Se você quer ser chamado para mais gigs, é bem importante chegar no horário combinado. Isso evita brigas e aumenta as chances de você ser indicado para outros trabalhos. Então se organize para você não ser aquela pessoa da gig que sempre chega atrasado.

Por último, cuide da sua imagem. Ela é muito importante para passar uma boa impressão à plateia e dar aquela cara mais profissional. Se arrume, use aquela roupa daora que você tem, dê um jeito no cabelo e impressione todo mundo com o look. As pessoas consomem música ao vivo com os olhos também.

Autor: Christian Viatour

More to explorer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp
Enviar