HOME STUDIO – 5 Itens Fundamentais (o 4 não tem como evitar!)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

É possível montar um estúdio em seu próprio apartamento/casa?
Isso pode soar como absurdo e caro, mas na realidade a tecnologia tem tornado mais acessível e possível realizar esse sonho de muitos músicos, compositores ou simplesmente simpatizantes da música.
O que preciso para começar a gravar?
Independentemente do instrumento que você toca, existem alguns equipamentos padrões para que você possa operar um pequeno estúdio em sua casa. Vamos fazer uma breve lista desses equipamentos:

  • Interface de áudio
  • Microfone Condensador
  • Fone de ouvido/Monitores
  • Software

Agora vamos entender para que eles servem

1 – Interface de áudio

O que é?
A Interface ou simplesmente “placa de som” é um equipamento externo ao seu computador, que fará todo o processamento do áudio gravado e transferirá esse áudio para o Software.
O que ligar na interface?
É na interface que os instrumentos e/ou microfones serão ligados. Existem tamanhos diferentes de interface, a maioria opera via cabo USB que será ligado ao seu notebook/computador.
Sobre as entradas
As mais acessíveis costumam ter um mínimo de duas entradas e duas saídas, essas entradas são chamadas “combo”, aceitam cabos de instrumento (P10) ou cabos de microfone (XLR).

Falando em conectar, vamos aos fundamentais microfones…

2 – Microfone Condensador

qual microfone é bom pra gravar em casa

Para o que é indicado?
Este microfone é muito indicado para gravação de voz, violão, instrumentos de sopro, instrumentos de percussão, e muitas outras aplicações.
Sobre o condenser
Mesmo que você não seja vocalista é indicado que invista em um microfone “condenser”, existem opções bem baratas no mercado, esse tipo de microfone te oferece um nível de detalhes mais interessante na hora de gravar, são microfones mais sensíveis e, portanto, indicados para uso em estúdios profissionais e home studios.

Ouvir bem é nada menos que NECESSÁRIO! Veja as dicas…

3 – Fone de ouvido/Monitores

fone de ouvido pra home studio

Qual a importância?
Certamente, para garantir que sua música está sendo bem gravada, é necessário “monitorar” sua gravação, ou seja, ouvir e acompanhar em detalhes tudo que foi ou está sendo gravado em sua Interface.
Posso usar meu fone do celular?
É muito útil investir em um headphone de qualidade, se tiver a opção, é interessante também comprar um par de monitores de áudio, que nada mais são que caixas de som amplificadas planejadas para uma audição crítica e de qualidade.
Ligando
Tanto o headphone quanto os monitores de áudio serão ligados nas “saídas” da sua Interface.

O próximo ponto gera muuuuitas dúvidas, vamos lá…

4 – Software

software pra gravar som youtube

O que é DAW?
Para conseguir realizar uma gravação, é necessário que seu computador ou notebook tenha instalado uma DAW (Digital Audio Workstation), ou seja, um programa dedicado à gravação.
Escolhendo seu software
Existem muitas opções, algumas gratuitas como o Reaper, outras pagas como o Pro Tools e Cubase. Cada um desses programas opera de uma forma.
Não deixe de pesquisar
Existe um vasto material na internet disponível para que você aprenda o básico da operação de cada DAW para conseguir gravar em casa!

Não adianta colocar os equipamentos em qualquer lugar, não deixe de ler…

5 DICAS PARA MELHORAR SEUS ESTUDOS MUSICAIS

5 – ESCOLHENDO O LOCAL E TRATAMENTO ACÚSTICO

1 Encontre o lugar ideal
Um passo muito importante é escolher bem qual cômodo de sua casa será utilizado como seu Home Studio, alguns cômodos como quartos ou escritórios tendem a ter uma acústica natural interessante para gravações.
2 Evite lugares com reverberação
A ideia geral é que as salas com muitas paredes “lisas”, sem tapetes, armários ou estantes, acabam reverberando em excesso e deixando sua gravação “suja” e sem definição. Estas salas também atrapalham a sua audição via monitores e podem confundir os ouvidos!
Se você puder optar por um cômodo com tapetes, sofás, camas, estantes, armários, terá um ambiente mais controlado, especialmente paredes ou móveis de madeira.
3 Materiais apropriados
As espumas acústicas podem ajudar um pouco a tratar paredes lisas e quebrar um pouco da reverberação. Lembre-se, a ideia aqui é criar um ambiente onde o som possa viajar de forma irregular e se deparar com diversos tipos de barreiras como tapetes, madeiras, pedras, espumas, etc. Portanto, não é interessante encher seu quarto de espuma acústica, isso tornará o som morto e não ajudará no isolamento da sala.

Pra poder fazer barulho sem a polícia ser acionada…

Isolamento e Tratamento Acústico

planejamento

Vale ressaltar que estas são soluções para um estúdio em casa, sem um projeto e planejamento acústico adequado, importante se ter noção de que “isolamento” é diferente de “tratamento” acústico.

Esse vídeo com muitas dicas também pode te ajudar…

Aqui estamos tratando apenas do tratamento, o isolamento é feito por paredes e portas duplas, com mais critérios e dispendendo mais recursos, se você tiver condições, pode contratar um profissional para planejar sua sala adequadamente. Entretanto, a falta de isolamento ou tratamento realizado por um profissional não impede que você faça gravações extremamente profissionais em um ambiente com as características acima, muitos artistas independentes e bandas já gravaram discos de sucesso em ambientes caseiros! Não se esqueça, o que vale é sua criatividade e sua dedicação à sua arte!


Vitor Pavan é guitarrista e produtor musical com vasta experiência em palcos e gravações. Professor há 10 anos.  @vitorfpavan

More to explorer

sim sp

SIM São Paulo – O Que Vai Ter?

Que bom! Mais um ano desse evento super dinâmico que está atraindo muitos olhares para o mercado da música no Brasil. A

curso de canto

Curso de Canto

Motivos para aprender canto Possuir maior segurança para falar em público (nestes casos podemos proporcionar experiências gradativas de interação ao vivo). Cantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar