fbpx

Como Usar o TikTok Para Divulgar Músicas

O TikTok é o App da vez?

Super fácil de usar e lotado de filtros divertidos virou febre em diversos países no mundo, e, é claro… no Brasil, um dos países líderes em uso de redes socias, não seria diferente.

Só para você ter idéia, olha aí o Brasil nesse gráfico, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial do Instagram.

Fonte: Statista (2019)

No TikTok o gráfico não deverá ser muito diferente. O App já é mais baixado que o Youtube e que o próprio Instagram.

Resultado: milhares de pessoas já usam, e muito mais pessoas estão prestes a descobrir e gastar horas de seus dias dentro do TikTok.

O que para nós músicos é nada menos do que uma ótima oportunidade para aparecer. Aparecer, no bom sentido! Vamos divulgar o nosso trabalho sem medo de ser feliz.

Mas o que o TikTok tem de diferente?

Vídeos Divertidos

Ele é o mundo ideal para vídeos divertidos. É possível começar uma gravação, pausar, continuar, pausar, continuar… e isso cria efeitos super divertidos. E quem é que não curte um vídeo divertido?

Músicas, Muitas Músicas

Chegamos ao que interessa!

É o seguinte, a plataforma assinou acordos com grandes gravadoras. O resultado é que a maioria dos grandes artistas têm suas músicas na biblioteca do App.

Virou febre um artista de alguma major lançar um clipe e propor um desafio, do tipo “congelar” e então todos os usuários podem usar a música original e fazer versões dos clipes (espertinhos, hein?!)

O uso das #hashtags nunca fez tanta diferença. Se você começar agora sua conta, usar uma música da biblioteca, fizer um vídeo simples, colocar a # com o nome da música e do artista, vai ficar impressionado com a quantidade de visualizações e curtidas.

Verdade seja dita, o TikTok está mandando muito bem e revolucionando o mundo da música.

Artistas Independentes no TikTok

Por essa você não esperava. Mesmo sem uma grande gravadora por trás é possível enviar sua música autoral para o TikTok e pedir para que sua música faça parte do repertório TikTokniano. Sim!

Esse recurso foi divulgado no Brasil durante a SIM (Semana Internacional de Música) em Dezembro de 2019. Ao fazer a solicitação, a equipe do TikTok dá início ao processo de inserção. Após se certificarem que você realmente tem os direitos autorais da obra sua música estará lá disponível para milhares de pessoas.

Fazendo Anúncios no TikTok

A empresa tem fechado acordos com muitos artistas por todo o mundo. Em cada país a agenda de lançamento de trabalhos, divulgação de eventos e parcerias com marcas respeita uma certa personalização territorial.

Além das parcerias, é possível anúnciar no TikTok. A criação de banners pode ser realizada no próprio site da empresa.

Mas o TikTok é só para Crianças ou Jovens?

tiktok for kids

Muita calma. Você se lembra do começo do Facebook? Era só para universitários… Pois é, muita coisa mudou.

Muito difícil e incerto fazer grandes previsões. Vivemos numa aldeia global, fenômenos acontecem num piscar de olhos, tendências transformam mercados numa velocidade brutal.

No momento em que escrevo esse artigo, sim, o TikTok tem realmente uma curva de usuários que cresce de 16 aos 24 anos. Mas, amanhã posso editar esse artigo com “TikTok virá febre entre Quarentões”. Quem sabe?

E aí vai perder essa?

Inscreva-se no canal da U4M no Youtube e fique por dentro das maiores novidades para músicos: https://www.youtube.com/u4mmusicschool


Autor: André Nicolau @drenicolau

Compositor, roteirista e especialista em marketing digital.

More to explorer

como juntar audio e video

Como Gravar Vídeo Tocando Música

Edição de vídeo com vários músicos, várias telas, cada um gravando em casa, já é algo antigo, mas foi durante a quarentena

vale presente

Indique e Ganhe

O que é mais legal do que um lugar cheio de amigos fazendo música? Difícil, hein…a gente não conhece. Por isso, fazemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar