fbpx

Como Escolher Um Violão

Uma das dúvidas mais comuns entre os iniciantes das 6 cordas é como escolher um violão que seja ideal e adequado ao nível do aluno.

A variedade de modelos, cores, tamanhos, tipos de madeiras e captadores é grande, por isso, resolvemos ajudar com algumas dicas para você começar bem a sua jornada em aprender esse instrumento maravilhoso.

ENTENDA O SEU INSTRUMENTO

Para você comparar se um instrumento será melhor que o outro é necessário conhecer um pouquinho das possibilidades e claro saber o que atenderá melhor às suas necessidades. Vamos ver alguns pontos que você precisa entender:

Modelos de Violão

Clássico – Modelo mais comum e utilizado, indicado para iniciantes pela sua leveza e maciez por utilizarem cordas de nylon.

Violão clássico

Folk – Tem o corpo mais robusto e “acinturado”, é muito popular com os amantes de pop e rock por ter um timbre encorpado e cordas de aço.

violao folk
Violão Folk

Jumbo – Este modelo ficou famoso após Elvis Presley utilizá-lo em suas apresentações. Muito parecido com o clássico, porém com corpo mais largo e base arredondada. Tem o som mais grave e utiliza cordas de aço.

Violão Jumbo

Além dos modelos acima existem algumas variações que são utilizadas por músicos profissionais como o violão 7 cordas e de 12 cordas.

QUER INICIAR AGORA A SUA AULA DE VIOLÃO? ENTÃO CLIQUE AQUI

Cutway?! O que é isso?

O Cutway (na tradução literal para o português significa cortar caminho) é aquele corte arredondado encontrado em alguns violões, que além de deixar o instrumento estiloso serve para você acessar as cordas mais agudas com facilidade. Essa funcionalidade não é muito usada por iniciantes, mas é bom saber que terá essa opção no futuro, não é?

Cutway do violão

Violão Elétrico

Captação para tocar “plugado”

Talvez você já tenha visto em alguns violões uma “caixinha” com vários botões, pois é, esse é o local de controle da captação do violão (ou como é chamado pré-equalizador ou somente pré) e serve para ajustar o som quando você “pluga” o instrumento para ser amplificado. O valor do instrumento pode variar de acordo com a qualidade de captação e do equalizador, quanto melhor mais caro será o instrumento. 

violao eletrico

MAS AFINAL COMO ESCOLHER UM VIOLÃO ?!!

Agora que você entendeu alguns aspectos básicos de diferenças entre tipos de violões, fica mais fácil escolher o instrumento ideal para iniciar os seus estudos, por exemplo se vai querer cordas de nylon ou aço, um violão com cutway ou sem, com uma captação legal ou vai mais para o acústico mesmo, cor, modelo e claro comparar a faixa de preços.

Muitos de nossos alunos e professores são fãs de marcas que fabricam bons instrumentos, como violões Yamaha, violões Giannini e violões Di Giorgio.

Com o violão escolhido agora é só iniciar as suas aulas com um bom professor que possa trabalhar de acordo com o seu objetivo, estilo musical e personalizando o seu curso para que o resultado aparece de forma natural.

A U4M trabalha com cursos totalmente focados no aluno, sempre respeitando o gosto musical e dando total suporte. O que acha de falar com um de nossos coordenadores do curso de violão e tirar todas as suas dúvidas?

Fale com a gente

contato@u4m.com.br

More to explorer

como juntar audio e video

Como Gravar Vídeo Tocando Música

Edição de vídeo com vários músicos, várias telas, cada um gravando em casa, já é algo antigo, mas foi durante a quarentena

vale presente

Indique e Ganhe

O que é mais legal do que um lugar cheio de amigos fazendo música? Difícil, hein…a gente não conhece. Por isso, fazemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar