fbpx

5 Músicas Que São Uma Aula de Baixo

5 Musicas Que São Uma Aula de Baixo

Você acha que não está escutando o baixo. Mas experimente cortar o grave usando o equalizador do seu iPhone ou do som do seu carro e você vai começar a entender a diferença que ele faz.

O baixo elétrico tem responsabilidade de peso em muitas músicas. É o instrumento que faz a ponte entre a rítmica e a harmonia, com certeza sem ele muitas músicas não teriam tanto impacto. Algumas linhas de baixo não tem tanto destaque e fazem parte de um “todo”, mas, quando valorizadas na mixagem ou no arranjo são a “cara” da música.

Abaixo selecionamos alguns exemplos de música com baixo bem marcante, para você apreciar e aprender a identificar os graves.

1 – Queen – Another One Bites the Dust

Essa marcante música foi composta pelo baixista John Deacon e lançada no disco The Game do Queen (1980). Uma curiosidade é que essa música foi usada em treinamento de reanimação cardiopulmonar (RCP) por médicos, as batidas estão em 104 (BPM) e o recomendado pela British Heart Foundation é de 100-120 compressões peitorais.

2 – Red Hot Chili Peppers – Dark Necessities

O famoso baixista Flea com sua excelente técnica de slap arrebenta nessa faixa do novo álbum The Gateway (2016) deixando a música dançante e envolvente. A banda tem uma relação antiga com o skate e nesse clipe foram convidadas skatistas mulheres profissionais já que antigamente haviam poucas mulheres no esporte.

3 – Pink Floyd – Another Brick In The Wall

O Pink Floyd tem vários sucessos lançados. Quem nunca viu o clipe em que crianças eram “trituradas” em um moedor gigante de carne?!. O baixista Roger Waters compôs a música e o a linha de baixo que foi sucesso com o álbum The Wall (1979), inclusive as outras partes, sim, essa música é dividida em 03 partes.

4 – Michael Jackson – Billie Jean

Lançada no fantástico álbum Thriller (1982) com o baixo gravado por Louis Johnson, o que não faltam são boatos e contos sobre a composição, gravação e até sobre o nome da música. De cara o famoso produtor Quincy Jones não gostou da linha de baixo e nem da introdução colocando em cheque a inclusão da faixa no álbum, mas Michael ganhou a disputa e o resto é história.

5 – Talking Heads – Psycho Killer

Esse baixo forte e marcado da música Psycho Killer foi composto por Tina Weymouth, baixista da banda na época. A música lançada em 1977 é famosa em reportórios de bandas que tocam em festas e bares pelo mundo, quem nunca cantou o Fa Fa Fa Fa…?!

https://www.youtube.com/watch?v=O52jAYa4Pm8://

FICOU COM VONTADE DE APRENDER A TOCAR BAIXO?

More to explorer

tipos de violoes

Como Escolher Um Violão

Uma das dúvidas mais comuns entre os iniciantes das 6 cordas é como escolher um violão que seja ideal e adequado ao

como juntar audio e video

Como Gravar Vídeo Tocando Música

Edição de vídeo com vários músicos, várias telas, cada um gravando em casa, já é algo antigo, mas foi durante a quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Enviar