Cuidados com Violão, Guitarra e Baixo
Troque as cordas com frequência
As cordas tem um vida útil e é necessário ficar atento para que você não tenha surpresas, principalmente se você toca com frequência, seja ao vivo, em ensaios com os amigos ou estudando no seu quarto.
Com o tempo a corda “enfraquece” e o risco de arrebentar aumenta, fora o brilho que é cada vez menor mudando um pouco o timbre do instrumento.
Uma dica é ferver as cordas, isso mesmo, coloque as cordas em uma panela velha com agua até perto da boca e deixe ferver. A agua ficará escura e bem nojenta mas vale a pena porque sua corda recuperará um pouco do brilho e durará um pouco mais. Esse processo pode ser feito apenas uma vez, se for repetido muitas vezes a corda irá quebrar com certeza.
Limpe seu instrumento
Sempre que tocar e de preferência quando trocar as cordas do seu instrumento faça uma limpeza. Para fazer isso você usará uma flanela com apenas um pingo de limpador multiuso (bem pouco mesmo), passe por todo o corpo e atrás do braço, não passe na escala. Caso tenha alguma experiência ou confiança com seu instrumento e para um resultado melhor você poderá desmontar a ponte (no caso de guitarra e baixo). Se as tarraxas tiverem ferrugem coloque de molho em um copo plástico com lubrificante líquido por cerca de um dia, retire e limpe com flanela ou estopa, a ferrugem saíra com facilidade. Ajuda muito limpar as cordas sempre que tocar, mantenha uma flanela em sua bag.
Mantenha seu instrumento regulado
A regulagem do instrumento é tão importante quanto a afinação, aliás sem uma regulagem adequada seu instrumento não afinará corretamente.