Aula de Violão Acordes
Tocar violão é o sonho de muitas pessoas. As características sonoras do instrumento são comuns em canções por todo o mundo e há muito tempo.
Alguns outros instrumentos parecem estar mais sujeitos às tendências musicais e seus fãs aumentam e diminuem sazonalmente. No entanto o violão parece ser imune ao tempo e segue firme sendo xodó de eruditos, roqueiros, sertanejos e muitos outros.
Alguns instrumentos, como o saxofone por exemplo, são categorizados como instrumentos melódicos. Com um saxofone é possível tocar notas consecutivamente e não simultaneamente, assim como o saxofone, o violão também oferece a possibilidade de se executar melodias.
Mas no violão assim como no piano também é possível tocar harmonias.
E como é constituída uma harmonia? Com acordes.
Acordes são junções de notas que tocadas simultaneamente projetam um som mais “cheio”. Somando a isso variações de ritmos, temos uma infinita gama de possibilidades musicais.
Em outras palavras o formato do acorde pode ser um C (Dó Maior) mas a maneira como é tocado o ritmo pode transformar o estilo musical em Reggae, Pop ou MPB.
É comum ouvirmos o termo “acompanhamento”. O acompanhamento é uma harmonia que está servindo de base para uma melodia.
Além dessas possibilidades melódicas, rítmicas e harmônicas o violão oferece outras facilidades. É um instrumento relativamente fácil de ser transportado além de apresentar modelos e marcas para todos os bolsos.
Como aprender violão?
Hoje em dia muito conteúdo está espalhado na Web. Diversos vídeos no Youtube com aulas de violão podem ajudar você a dar seus primeiros passos.